O instagram já conta com 1 bilhão de usuários e a rede tem potencial para crescer ainda mais. Todos esses fatores tornam essa rede social muito atrativa para empresas e pessoas que buscam comercializar seus produtos de maneira online.
Muitos são os pontos positivos que o Instagram oferece, por isso desperta tanto interesse dos empresários. Alguns desses pontos positivos são:
- Alto alcance global;
- Baixo investimento em divulgação;
- Contato direto com o cliente;
- Fácil gerenciamento da página;
- Opções de interação com o cliente como: enquetes, vídeos ao vivo, vídeos curtos, fotos, entre outros;
Esses são alguns aspectos positivos que a rede social proporciona para quem deseja usar o meio digital para comercializar seus produtos, aumentar seu faturamento e promover seu negócio no instagram.
Mas apesar de parecer fácil e simples, fazer o gerenciamento de uma rede social com intuito comercial pode se tornar bem complicado. Ainda mais frente a grande concorrência que existe nesse meio.
Conhecer as técnicas e estratégias para promover o seu negócio no instagram pode fazer toda diferença no seu faturamento no final do mês. Por isso você vai acompanhar agora 13 dicas para promover meu negócio no Instagram:
MONTE UMA PÁGINA COM PERFIL COMERCIAL NO INSTAGRAM
O primeiro passo a ser feito é criar uma conta comercial. Isso é importante pois esse tipo de perfil é ideal para quem procura comercializar seus produtos, pois conta com algumas funções que uma página pessoal não possui. Alguns exemplos de ferramentas disponíveis na conta comercial são:
- Acompanhamento de dados como: quantidade de visualizações da postagem, alcance da sua conta, número de visualizações de vídeos, quantidade de cliques na sua página, dados demográficos, entre outros.
- Botões interativos;
- Promoção de posts pagos;
- Menções, entre outros.
DEFINA O PERFIL DO SEU PÚBLICO ALVO
Com a definição do seu público alvo você será capaz de direcionar suas postagens com foco nesse público. Assim suas postagens terão maior rendimento e causaram mais impactos quando direcionadas para as pessoas que possuem interesse no que você comercializa.
Você também saberá qual o tipo de postagem que desperta mais interesse, o tipo das fotos que deverão ser tiradas, assim como a melhor linguagem para ser utilizada com esse público.
CRIE POSTS QUE CAUSEM ENGAJAMENTO E DESPERTEM A VONTADE DE ADQUIRIR SEU PRODUTO
Não basta apenas postar uma imagem com a descrição e o valor do produto que você esta vendendo. É preciso que essa postagem crie um vínculo com o futuro consumidor, um texto bem elaborado pode fazer toda diferença e criar empatia e assim despertar o interesse em adquirir seu produto.
USE HASHTAGS
As hashtags são uma ótima maneira de promover seu post de maneira gratuita. Ao utilizar essa ferramenta você consegue impulsionar seu post e fazer com que ele apareça na busca de palavras da hashtag.
FAÇA ANÚNCIOS PAGOS
Esses anúncios são uma forma bastante eficiente de aumentar o alcance da sua página. Além de ter ótimas opções como definição do público alvo por idade, região, sexo, entre outros.
Os anúncios patrocinados do Instagram também lhe dão a opção de programar o quanto você deseja gastar, o período de duração do anúncio e também a quantidade de pessoas que serão alcançadas.
PLANEJE UM CRONOGRAMA DE POSTAGENS
Planejar o que vai postar é uma forma de ter controle na organização do seu feed, além de deixar sua página sempre atualizada. Você pode montar um cronograma de postagens semanal e postar além de produtos, curiosidades, informações entre outros.
Assim você deixa sua página mais interessante e não fica tão cansativo o seu feed para o público.
CRIE SORTEIOS DE PRODUTOS
Ao criar sorteios em sua página você monta suas regras e pode despertar o interesse de novos consumidores além de aumentar o número de seguidores em sua rede social. Aumentando assim o alcance do conteúdo e dos seus produtos.
Embora não seja uma prática consagrada, chove cases de ótimos resultados.
INVISTA EM PROMOÇÕES EM DATAS COMEMORATIVAS
Essa é uma ótima maneira de bombar na rede, as datas comemorativas sempre tem muito apelo na população. Aproveitar esse momento para lançar uma boa promoção é uma maneira inteligente de atrair mais clientes.
FAÇA REPOST DE USUÁRIOS UTILIZANDO SEUS PRODUTOS
Essa estratégia é ótima para dar maior credibilidade no seu trabalho, pois outros possíveis clientes verão que pessoas estão realmente comprando seus produtos e indicando o uso. Essa ferramenta é capaz de criar interesse no público, e leva-los a experimentar seus serviços.
Não sabe como fazer? Calma, você está no blog da Trampo, experimente algumas ferramentas complementares.
UTILIZE AS FERRAMENTAS DO INSTAGRAM
O instagram possui muitas funções que permitem a interação com o público. Nossa dica é que você utiliza todas as ferramentas disponíveis para que seu publico possa criar uma relação mais intima com sua marca.
São muitas opções disponíveis como: stories, vídeos no feed, enquetes, perguntas, direct, entre outros.
FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES DIGITAIS
Atualmente existem muitos perfis de influenciadores digitais. Contratar esses profissionais para promover seu produto, ou fechar algum tipo de parceira é muito interessante, pois pode aumentar significamente o alcance da sua marca.
FAÇA SUAS POSTAGENS NO HORÁRIO CORRETO
O Instagram possui um recurso que mostra qual o horário em que os usuários estão mais ativos na rede. É interessante você observar quais são esses horários para fazer suas postagens, assim você garante que um maior número de pessoas acompanharam suas atualizações.
PROCURE ATENDER SEUS SEGUIDORES COM RAPIDEZ
Seguidores são potenciais clientes, e não muito diferente do mundo físico, na rede social esses possíveis clientes podem ter muitas dúvidas com relação ao produto. Por isso é importante que você se atente aos comentários, directs, e procure responder com agilidade e educação.
Promover sua marca no Instagram requer planejamento e conhecimento de técnicas de marketing e das ferramentas disponíveis no Instagram. Assim você pode fazer uso de todos os recursos disponíveis para alavancar sua marca e aumentar consideravelmente o número de vendas no fim do mês.
Essas foram algumas dicas que podem te ajudar a alavancar suas dicas, mas o principal é que você tenha comprometimento e coloque em prática algumas dessas ferramentas para ter um bom resultado.