Webmor - Assessoria de Marketing e Vendas

Cresce a preocupação com a falta de clientes nos pequenos negócios

47% dos empreendedores evitaram repassar custos para os clientes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, cerca de 47% das empresas não aumentaram os preços de seus produtos e serviços, mesmo diante do aumento dos custos. Outros 42% realizaram um reajuste parcial, enquanto apenas 9% aumentaram completamente os preços.

O levantamento, que ocorreu entre os dias 23 e 31 de janeiro deste ano, contou com a participação de 6.802 empreendedores de todas as regiões do Brasil. A pesquisa completa está disponível para download aqui (3 MB).

De acordo com o estudo, 8 em cada 10 empreendedores relataram ter notado um aumento nos custos em janeiro de 2023. Em comparação com uma pesquisa realizada em agosto do ano passado, na qual apenas 43% dos entrevistados conseguiram evitar repassar os custos para os preços finais dos produtos ou serviços.

As preocupações dos pequenos negócios são:

  • aumento de custos: 36%
  • falta de clientes: 28%
  • dívidas: 19%
  • pandemia de covid: 2%
  • outros: 16%

Apesar das restrições impostas pela pandemia, os pequenos negócios não deixaram de investir em melhorias de produtividade e gestão. De acordo com a pesquisa, 45% dos entrevistados realizaram investimentos nos últimos 3 meses de 2022, uma queda em relação aos 50% identificados em agosto do mesmo ano.

Os investimentos foram concentrados principalmente em Máquinas e Equipamentos, com 31%, seguido por Instalações, com 26%, e Equipamentos de Informática, com 19%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
QUER MAIS ?
DÊ A SUA OPINIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *