47% dos empreendedores evitaram repassar custos para os clientes
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, cerca de 47% das empresas não aumentaram os preços de seus produtos e serviços, mesmo diante do aumento dos custos. Outros 42% realizaram um reajuste parcial, enquanto apenas 9% aumentaram completamente os preços.
O levantamento, que ocorreu entre os dias 23 e 31 de janeiro deste ano, contou com a participação de 6.802 empreendedores de todas as regiões do Brasil. A pesquisa completa está disponível para download aqui (3 MB).
De acordo com o estudo, 8 em cada 10 empreendedores relataram ter notado um aumento nos custos em janeiro de 2023. Em comparação com uma pesquisa realizada em agosto do ano passado, na qual apenas 43% dos entrevistados conseguiram evitar repassar os custos para os preços finais dos produtos ou serviços.
As preocupações dos pequenos negócios são:
- aumento de custos: 36%
- falta de clientes: 28%
- dívidas: 19%
- pandemia de covid: 2%
- outros: 16%
Apesar das restrições impostas pela pandemia, os pequenos negócios não deixaram de investir em melhorias de produtividade e gestão. De acordo com a pesquisa, 45% dos entrevistados realizaram investimentos nos últimos 3 meses de 2022, uma queda em relação aos 50% identificados em agosto do mesmo ano.
Os investimentos foram concentrados principalmente em Máquinas e Equipamentos, com 31%, seguido por Instalações, com 26%, e Equipamentos de Informática, com 19%.